domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os Portugueses São Analfabetos Sexuais… e Emocionais

Tropecei neste livro quase que por acaso. O título é bombástico e sem dúvida que nos suscita a sua leitura. Manuel Damas - Presidente do Centro Avançado de Sexualidades e Afectos – traça com palavras, nuas e cruas, o retrato de cada um de nós. De cada português. No todo, de Portugal.

“Na verdade, como povo, sendo envergonhado do que somos e como somos, logicamente que essa insegurança teria de se reflectir em cada um de nós e, acima de tudo, na nossa intimidade e na nossa afectividade. Temos medo de amar, mas, acima de tudo, de sermos rejeitados e, mais ainda, de sermos traídos.”
Somos, efectivamente, analfabetos emocionais porque não sabemos construir relações afectivas.

Não daria tanto relevo ao assunto não fosse uma situação que vivi recentemente. Como foi exaustivamente divulgado pelos media, a introdução da Educação Sexual nas escolas não se tem revelado um processo pacífico. O estabelecimento de ensino ao qual pertenço não é excepção. Coube-me fazer a apresentação do Projecto aos Directores de Turma que, por sua vez, o iriam implementar ao longo do ano nas sessões de Formação Cívica. Depois de muitas dúvidas e questões, optei por dinamizar junto dos meus colegas professores a 1ª sessão que efectivamente se destinava aos alunos – “Afinal o que é a Sexualidade?”. E os resultados foram… Decepcionantes?! Desastrosos?! Considerando a população escolar como uma pequena amostra da sociedade, diria que os resultados são preocupantes! Para o português, Sexualidade é sinónimo de sexo. Nem me atrevo a divulgar preconceitos e estereótipos de que entretanto me fui apercebendo…
Afinal, os portugueses são mesmo analfabetos sexuais… e emocionais!

Sem comentários:

Enviar um comentário