segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Filósofo e o Lobo

O Filósofo e o Lobo, um livro a não perder. Um ensaio de Mark Rowlands sobre a relação entre um lobo e um filósofo.

Um livro cheio de emoção e de ideias incomuns que aborda assuntos apelativos que vão sendo entremeados com uma história de cumplicidade e de amor real entre um ser humano e um animal.

No dia em que Mark compra o lobo Brenin, tem a sua primeira grande lição sobre a espécie: os lobos não gostam de ficar sozinhos.
Ao regressar a casa, encontra-a completamente destruída: dos forros do sofá, às tubagens do ar condicionado, nada restava inteiro.
Aí Mark faz um pacto com Brenin: nunca o abandonaria. Começa assim a estranha amizade de um professor de filosofia e o seu imponente lobo. Iam juntos para todo o lado: os jogos de râguebi, as festas na universidade, e até às aulas - onde Brenin ocasionalmente uivava, ao ouvir dissertações chatas sobre filósofos herméticos.
Dez anos de convivência que moldaram mais o filósofo do que o Lobo.

Gostei muito de ler e aconselho vivamente este livro.
Há um aspecto, que penso ser interessante e dá mesmo que pensar. A noção de inteligência. Gostei da abordagem: Um lobo não mente, não trai a matilha, é altruísta em prol de quem gosta e até sabe o que é Amar. Porém o homem, tem uma inteligência que até lhe permite compreender o Universo e, no entanto, a mentira e a intrujice fê-lo desenvolver ainda mais a capacidade de inteligibilidade.
Será que somos assim tão inteligentes?
Que finalidade tem esta inteligência na obtenção da tão famigerada, felicidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário