terça-feira, 1 de março de 2011

Os Sem-Sentido

No final de mais um fim-de-semana, depois de umas compras no shopping e com a leitura de Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) a terminar, dei comigo a matutar…

Encontrar sentido para a vida é hoje tão ou mais urgente do que há uns anos atrás. Vivemos tempos de grande contradição: “tem-se tudo e ao mesmo tempo não se tem o essencial, não se é feliz”. Numa época em que tudo corre a grande velocidade, porque podemos andar de avião ou de carro, mas mais ainda porque podemos navegar na internet e colocarmo-nos, numa fracção de segundo, em contacto com os pontos mais distantes da Terra, na realidade estamos estagnados psíquica e espiritualmente, vivemos aborrecidos e deprimidos.
Porquê? E como resolvemos o problema? Vamos ao shopping e fazemos umas compras na esperança de nos sentimos preenchidos e renovados. Mas… reina o vazio.

Pessoas sem metas não encontram sentido naquilo que fazem.

Viktor Frankl (1905-1998), psiquiatra de Viena, de origem judaica, radicado nos EUA, foi quem mais estudou o ‘search for meaning’, talvez por ter vivido três anos no campo de concentração de Auschwitz onde pereceram todos os seus familiares. Com essa dolorosa lição da história procurou novos caminhos e razões de viver, derivando dessa busca de sentido uma nova forma de psicoterapia. Assim como o corpo pode adoecer, a doença do espírito é a falta de sentido ou de significado para a vida.

A logoterapia (psicoterapia centrada no sentido da vida) procura curar o espírito desse défice, “motivando nele a vontade de sentido que leva à vontade de viver e de amar, dedicando-se realmente a valores nobres e essenciais e menosprezando o secundário e o efémero.”

Não se trata de um sentido para a vida em termos gerais, mas de um sentido pessoal para a vida. Ter sentido para a vida é perseguir objectivos individuais, é fazer a vida valer a pena. Ter metas implica parar para pensar. Planear. Ter um projecto faz toda a diferença no modo como lido com o tempo, com as pessoas e comigo mesmo. Olhar para o passado, perceber o presente e acreditar no futuro torna a vida menos assustadora. Uma vida de sucesso não se baseia em sonhos, mas em metas reais e planeamento objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário